Projetos de Extensão

Aprender Saúde

O projeto "Aprender Saúde" surgiu da preocupação de docentes e estudantes da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP em realizar ações de aspecto assistencial e educacional, voltadas à educação em saúde para famílias, gestantes, pais/responsáveis de recém-nascidos e crianças, tão necessária para o progresso de uma sociedade. 

Objetivo

Desenvolver ações assistenciais e educativas com base na literacia das famílias e crianças, na busca da promoção da saúde no âmbito de atenção primária de saúde.

Local:O projeto será desenvolvido no Instituto Cristão de Ensino e Cultura (INCEC), que é uma associação civil sem fins lucrativos, localizado no bairro da Vila Mariana.

Público alvo: Famílias de refugiados, gestantes, recém-nascidos e crianças em vulnerabilidade social.

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Paula Dias França Guareschi guareschi@unifesp.br

Vice coordenadora: Profa. Dra. Soraia M M Buchhorn soraia.buchhorn@unifesp.br

CUCA

Cuidados com a Saúde urogenital da criança e do adolescente

Vice - coordenação: Profª Dra. Denise Miyuki Kusahara

INFANTE

Intervenção com família de criança com necessidades de cuidados complexos em saúde.

O projeto busca integrar o ensino, pesquisa e extensão garantindo sua indissociabilidade ao promover o aprendizado do discente e dos  profissionais de saúde em relação à experiência da família no manejo da criança com condição crônica de saúde e necessidade de cuidados complexos, aproximando-os do contexto vivenciado pela criança e pela família e oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de competências e habilidades para o cuidar. Está ancorado nos referenciais teóricos do Cuidado Centrado no Paciente e Família (CCPF), na Teoria motivacional do coping (TMC), nos Marcos da Primeira infância e no conceito de Parentalidade.

Objetivo Geral: Promover a integração de saberes entre famílias, discentes, docentes e profissionais da equipe de saúde sobre o cuidado da criança com anomalia congênita do sistema nervoso.

Método: Pesquisa-ação, uma vez que engloba o ensino, pesquisa e extensão, e tem por objetivos contribuir para uma melhor resolução ou equacionamento de problemas considerados de pesquisa e melhorar o conhecimento sobre determinadas situações.

Público-alvo: graduandos e pós-graduandos de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia; famílias de crianças com cuidados complexos em saúde e profissionais de saúde das áreas de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia e Serviço Social. 

Contato:  @infante.unifesp  

Instagram:  @infante.unifesp

Coordenação: Profª Dra. Myriam Ap. Mandetta

GEMEB

Projeto de Extensão Grupo de Estudos em Massagem e Estimulação com Bebês (GEMEB) e

Grupo terapêutico de Massagem e Estimulação com Bebês (GTMEB)

Frente aos trabalhos desenvolvidos com a massagem e estimulação com bebês, acreditamos que medidas simples de prevenção podem ser de valor inestimável para a otimização do cuidado infantil. O projeto visa contribuir para que profissionais e estudantes possam refletir sobre a importância do conhecimento do desenvolvimento neuropsicomotor como base à intervenção humanizada nos cuidados a saúde e educação infantil em diferentes contextos.
Coordenação: Profa. Maria das Graças Barreto da Silva - silva.barreto@unifesp.br

SonECA

Sopro de ar fresco: é tempo para brincar

 O direito da criança brincar enquanto usuário de serviços de saúde tem respaldo na Política Nacional de Humanização (PNH), uma vez que seus princípios buscam qualificar as práticas do cuidado, de forma criativa e inclusiva, e convergem com a filosofia do Cuidado Centrado na Criança e Família ao valorar a pessoa como legítima cidadã de direitos e protagonista, parceria/corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos.

Corrobora o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem como um de seus objetivos envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança, o que é potencializado quando a comunicação com o público é adequada e eficiente por meio de intervenções lúdicas educativas. Ademais, é preciso reforçar ações que visem o cumprimento da Agenda 2030, especialmente, no objetivo 3, Saúde e Bem-estar da população. Assim, diante dos organismos defensores do direito da criança brincar em qualquer cenário de atendimento à sua saúde e suas normativas; em resposta ao desejo delas de que seu cuidado seja qualificado por meio de ações lúdicas; da necessidade dos profissionais de saúde promover o brincar e utilizar o Brinquedo Terapêutico em seu cuidado diário,

O Projeto "Sopro de ar fresco: é tempo para brincar"  tem o propósito de desenvolver ações que valorizam, defendam o direito e a importância do brincar como indicador de saúde ao longo de toda a vida, bem como fortalecer os laços de extensão entre a comunidade dentro e fora da universidade. Assim, terá como objetivo geral promover ações valorizadoras do brincar ao longo de toda a vida com crianças, adolescentes, famílias e profissionais de saúde que vivenciam o atendimento à saúde e fomentar práticas lúdicas em diferentes cenários do cuidado à saúde, assegurando o direito de crianças e adolescentes a receberem uma assistência promotora de qualidade, na qual o lúdico é o mediador.
Coodenação: Profa. Dra. Edmara Maia - ebsmaia@unifesp.br

Vice - Coodenação: Profa. Dra. Aline Santa Cruz Belela Anacleto aline.belela@unifesp.br

Instagram@soprodearfresco