Residência
O Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica visa a formação de profissionais para atuação em diversos níveis de atenção ao recém-nascido e família, com base na efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, respeitando as legislações brasileiras, que norteiam os programas de residência, tendo o apoio da UNIFESP e Hospital Universitário São Paulo, que caracterizam-se como referência no ensino, assistência e pesquisa.
O programa de residência multiprofissional seguem as diretrizes do Ministério da Educação - MEC, conforme à diretriz da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal, programadas em escala disponibilizada mensalmente.
Coordenação
Profa. Dra. Ana Paula Dias França Guareschi
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4209449928426580
Email: guareschi@unifesp.br
Vice Coordenação
Profa. Dra. Flávia Simphronio Balbino
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8815718989140425
E-mai: balbino.flavia@unifesp.br
Equipe da Residência de Enfermagem Neonatológica
Tutoria
Profa. Dra. Ana Paula Dias França Guareschi - http://lattes.cnpq.br/4209449928426580
Profa. Dra. Andreia Cascaes Cruz
Enfa. Dra. Flávia Simphronio Balbino - http://lattes.cnpq.br/8815718989140425
Profa. Dra. Kelly Pereira Coca - http://lattes.cnpq.br/8167230363189115
Preceptoria
Enfa Ms. Cristiana Araújo Guiller Ferreira
Enfa. Esp. Érica Trovisco Martins
Enfa. Esp. Isabela Genovez Spir
Enfa. Esp. Sabrina Fernanda Zeballos
Enfa. Esp. Vania da Silva Perim
Objetivo
Objetivo Geral
Formar enfermeiros neonatologistas para atuar nos diferentes cenários do Sistema Único de Saúde.
Objetivos Específicos
Compreender historicamente as políticas públicas de saúde centrada no recém-nascido e família.
Analisar o processo saúde-doença do recém-nascido, tendo como foco ações seguras de educação, proteção, recuperação e promoção em saúde e prevenção de agravos ao recém-nascido e à família.
Planejar, gerir e executar atividades de assistência ao recém-nascido no ambiente intra e extra hospitalar dentro de suas especificidades profissionais;
Desenvolver o processo da assistência sistematizada de enfermagem ao recém-nascido de baixo, médio e alto risco, identificando riscos e intercorrências clínicas;
Realizar programas educativos visando à prevenção de riscos neonatais e a melhoria dos indicadores de saúde para esta população em todos os cenários de cuidado;
Desenvolver atividades de Educação em Saúde à família, em todos os ambientes da prática da enfermeira neonatologista;
Desenvolver pesquisas que contemplem a melhoria do ambiente de prática neonatal,
Atuar dentro de um contexto interprofissional para o atendimento das necessidades de cuidado e/ou educação dos usuários do serviço.
Desenvolver um perfil profissional que contemple atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas com responsabilidade e competência para atuação nos mais diferentes cenários de saúde, que circundam o processo saúde - doença do neonato.
Capacitar o enfermeiro para analisar criticamente o seu papel como cidadão profissional, na mudança da realidade brasileira da assistência neonatal.
Cenário de Práticas
Hospital Universitário da UNIFESP – Hospital São Paulo
Ambulatório de Prematuro – UNIFESP
Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) - UNIFESP
Hospital Geral de Pedreira - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM
Diretrizes Pedagógicas
O Programa de Residência Profissional em Saúde – Enfermagem Neonatológica está estruturado em um conjunto de conteúdos teórico-práticos específicos da saúde neonatal, que são aplicados através de metodologias ativas de aprendizagem.
As competências do enfermeiro neonatologista refere-se a prática clínica baseada em evidências, educação permanente, liderança, comunicação e relacionamento interpessoal e interprofissional, administração e gerenciamento.
Avaliação discente
A avaliação do discente é formativa, com avaliações processuais contínuas ao longo do programa, com diferentes estratégias avaliativas propostas pelas disciplinas teóricas e práticas e autoavaliação. O trabalho de conclusão de curso compõe o processo avaliativo, podendo ser na forma de manuscrito para publicação, sob orientação do tutor da área de concentração, com no mínimo título de mestre, com a possibilidade de um co-orientador.
O processo de avaliação continuada por competências será realizado pelo Instrumento de Avaliação aprovado pelo Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE), que dispõe sobre as competências, objetivos e atividades esperadas, que o residente tenha atingido a cada semestre e que irá conduzir o planejamento do processo de ensino aprendizado de cada residente.
Processo Seletivo
Perfil inicial dos Candidatos para Ingresso
Poderão ingressar no Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, os profissionais de saúde formados por instituições oficiais ou reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação, ou em instituições estrangeiras, desde que o diploma esteja devidamente revalidado em órgão reconhecido.
Documentação Necessária
O candidato ao Programa de Residência em Enfermagem Neonatologista deverá:
Apresentar requerimento à COREMU;
Apresentar diploma profissional devidamente registrado ou, caso esteja cursando o último ano do curso profissionalizante, declaração comprobatória expedida pela Instituição de Ensino de origem;
Apresentar o curriculum vitae relacionando as atividades escolares, profissionais e científicas;
Se estrangeiro, apresentar a Cédula de Identidade de Estrangeiro que comprove ser portador de visto provisório ou permanente, resultando em situação regular no país;
Submeter-se ao processo de seleção adotado pela COREMU, visando classificação dentro do número de vagas existentes;
A declaração de conclusão do curso será aceita a título provisório, para fins da matrícula do candidato, no entanto, o diploma deverá ser apresentado pelo profissional residente até o quarto mês do ano letivo do Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, sob pena de não lhe ser deferida a matrícula.
Na hipótese de candidato que tenha concluído o curso de graduação em instituição estrangeira, somente será deferida sua matrícula no Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, mediante apresentação do diploma devidamente revalidado por Instituição competente.
Critérios/Etapas de Seleção
O ingresso ao Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, se dará através de processo seletivo realizado conforme edital elaborado, especificamente, com esta finalidade e amplamente divulgado.
O processo de seleção dos candidatos à Residência em Enfermagem Neonatológica dar-se-á mediante prova objetiva (1ª fase), prova teórico-prática (2ª fase) e análise de Curriculum Vitae. A classificação final dos candidatos deverá ser homologada pela COREMU. A COREMU preencherá as vagas que porventura surgirem posteriormente, com chamada por ordem de classificação dos candidatos até 60 (sessenta) dias após o início dos programas. Os candidatos aprovados terão prazo para efetuar a matrícula, conforme o edital. Vencido o prazo acima, serão convocados na ordem de classificação os candidatos seguintes.
Área de Concentração: Enfermagem Neonatológica
Profissão: Enfermeiro
Carga horária total: 5.760 horas
Carga horária semanal: 60hs
Duração: 24 meses
Vagas oferecidas: 4
Para mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proex/residencias/residencia-multiprofissional